Daemon do GConf

O daemon GConf denomina-se gconfd-2. O daemon GConf notifica as aplicações quando o valor de uma preferência é alterado. Por exemplo, poderá seleccionar apenas apresentar ícones nas barras de ferramentas na ferramenta de preferências Menus & Barras de Ferramentas. Ao seleccionar esta opção na ferramenta de preferências, as barras de ferramentas de todas as aplicações abertas são actualizadas instantaneamente. O daemon GConf pode funcionar localmente, ou numa rede.

É iniciada uma instância do daemon GConf para cada utilizador. O daemon GConf não tem que gerir problemas complexos tais como autenticação e segurança de dados. Quando o daemon GConf é iniciado, o daemon lê o ficheiro de caminhos do GConf. O daemon GConf gere todos os acessos entre as aplicações e as bases de configuração.

Quando uma aplicação pede o valor de uma chave de preferência, o daemon procura nas bases de configuração de seguinte forma:

  1. Procura o valor da chave de preferência em cada base de configuração, na ordem especificada no ficheiro de caminhos. Se o valor for encontrado, devolve o valor.
  2. Se o valor não for encontrado, procura a chave de esquema que corresponde à chave da preferência em cada base de configuração, pela ordem especificada no ficheiro de caminhos.
  3. Se a chave do esquema for encontrada, verifica o valor da chave do esquema.
  4. Se o valor da chave do esquema for um objecto de esquema, devolve o valor sugerido no elemento <default> do objecto de esquema.

O daemon GConf também faz cache de valores de chaves de preferências. Todas as aplicações utilizam esta cache, pelo que as aplicações apenas necessitam de aceder às bases de configuração uma vez.

Para terminar o daemon GConf, execute o seguinte comando:

gconftool-2 --shutdown