Ferramenta de Linha de Comando GConf

O GConf incluí uma ferramenta de linha de comando, gconftool-2. Pode utilizar o comando gconftool-2 para realizar as seguintes tarefas:

  • Definir os valores das chaves.
  • Apresentar os valores das chaves.
  • Instalar esquemas a partir de ficheiros de definição de esquemas, ao instalar uma aplicação.

Por exemplo, utilize o seguinte comando para apresentar os valores de todas as chaves contidas no directório /desktop/gnome e seus subdirectórios.

gconftool-2 --recursive-list /desktop/gnome

Abaixo estão listadas algumas das opções que pode utilizar com o comando gconftool-2. Para opções de linha de comando detalhadas, consulte man:gconftool-2(1).

Opções do Comando gconftool-2
--all-dirs

Lista todos os subdirectórios de um directório especificado.

--all-entries

Apresenta todos os valores de todas as chaves num directório especificado.

--config-source=base-de-configuração

Utilize esta opção em conjunto com a opção --direct para especificar uma base de configuração a utilizar. Caso não especifique uma base de configuração com esta opção, o comando executará todas as bases de configuração indicadas no ficheiro de caminhos.

--direct

Utilize esta opção em conjunto com a opção --config-source para aceder directamente a uma base de configuração. Quando utiliza esta opção, o GConf contorna o servidor. Certifique-se que o daemon do GConf, o gconfd-2, não se encontra em execução, antes de utilizar esta opção.

--dump

Gera uma lista que contém todas as chaves de preferências contidas num directório de repositório do GConf que especifique. A lista contém as descrições XML de todas as chaves. A lista está contida num elemento <gconfentryfile>.

Por exemplo, pode redireccionar o resultado desta opção para gerar um ficheiro que lista todas as chaves relacionadas com a sua configuração do painel. Pode utilizar a opção --load com este ficheiro.

--get

Apresenta o valor de uma chave de preferência que especifique. Também apresenta os valores dos elementos no objecto de esquema de uma chave de esquema que especificar.

--help

Apresenta uma mensagem de ajuda sobre o comando gconftool-2, e as opções que pode utilizar com o comando gconftool-2.

--load=ficheiro

Utilize esta opção para definir o valor de chaves de preferências no directório actual numa base de configuração com os valores contidos no ficheiro especificado. O ficheiro que especificar deverá conter descrições XML das chaves, num elemento <gconfentryfile>.

--long-desc=descrição

Utilize esta opção em conjunto com a opção --set-schema para especificar a descrição detalhada de uma chave de esquema.

--makefile-install-rule

Instala ficheiros de definição de esquemas de aplicações.

--owner=dono

Utilize esta opção em conjunto com a opção --set-schema para especificar o dono de uma chave de esquema.

--recursive-list

Apresenta os valores de todas as chaves de preferências em todos os subdirectórios do directório que especificar.

--recursive-unset

Repõe todos os valores de todas as chaves de preferências, em todos os subdirectórios de um directório, dos valores do utilizador para os valores indicados na base de configuração por omissão.

--set

Define o valor de uma chave de preferência, e escreve o valor na base de configuração do utilizador. Utilize a opção --type em conjunto com a opção --set para especificar o tipo de dados do valor que deseja definir. Por exemplo, o comando seguinte define o valor da chave /apps/gnome-terminal/profiles/Default/background_color na base de configuração do utilizador:

gconftool-2 \
  --set "/apps/gnome-terminal/profiles/Default/background_color" \
  --type string "#000000"

Pode também utilizar a opção --direct e a opção --config-source em conjunto com a opção --set para escrever um valor noutra base de configuração.

--set-schema

Define o valor de um atributo numa chave de esquema, e escreve esse valor na base de configuração por omissão.

Utilize as seguintes opções em conjunto com a opção --set-schema para especificar o atributo que deseja actualizar:

  • --type
  • --short-desc
  • --long-desc
  • --owner

Por exemplo, o comando seguinte define a descrição abreviada da chave de esquema para a chave /apps/gnome-terminal/profiles/Default/background_color:

gconftool-2 \
  --set-schema  "/schemas/apps/gnome-terminal/profiles/Default/background_color" \
  --short-desc "Cor de fundo por omissão da consola"
--short-desc=descrição

Utilize esta opção em conjunto com a opção --set-schema para especificar uma descrição abreviada para uma chave de esquema.

--shutdown

Termina o daemon GConf.

--type=tipo-dados

Utilize esta opção para especificar o tipo de dados quando definir o valor de uma chave de preferência. Pode também utilizar esta opção quando definir o valor de um atributo numa chave de esquema. Esta é uma lista dos tipos de dados válidos:

  • bool
  • float
  • int
  • list
  • pair
  • string
--unset

Redefine o valor de uma chave de preferência, lendo das definições do utilizador para aplicar na base de configuração por omissão.

--usage

Apresenta uma breve mensagem de ajuda sobre o comando gconftool-2, e as opções que pode utilizar com o comando gconftool-2.