Editor de Restrições

A partir do GNOME 2.14, passou a estar incluído um editor gráfico das políticas de restrições, o Pessulus, para facilitar a tarefa de desactivação de funcionalidades do ambiente de trabalho.

10.3.1. Introdução

Para iniciar o editor de restrições:

  • Click the System ▸ Administration ▸ Lockdown Editor
  • Execute o comando pessulus numa consola.

É apresentada uma janela com vários separadores. Cada um dos separadores representa uma categoria diferente de definições do ambiente de trabalho que podem ser desactivadas. Na secção seguinte, será discutida cada categoria e disponibilizada uma breve descrição de cada funcionalidade que pode ser desactivada.

10.3.2. Desactivar Funcionalidades

Para desactivar uma funcionalidade, certifique-se de que a caixa de selecção ao lado da descrição da funcionalidade está activada. A maioria das definições tomam efeito imediatamente, mas algumas irão requerer que a aplicação seja reiniciada para que tenham efeito.

Quando o pessulus é iniciado, tenta obter uma ligação à fonte de configurações obrigatórias do GConf. O endereço desta fonte de configuração é xml:merged:$prefix/etc/gconf/gconf.xml.mandatory. Se o utilizador que estiver a executar o pessulus tiver acesso a esta fonte de configuração, será apresentado um ícone de cadeado ao lado da caixa de selecção de cada uma das opções. Clicar no cadeado irá alternar se a definição é ou não obrigatória. Se a definição for obrigatória, os utilizadores normais não a poderão alterar ou sobrepor. Se o utilizador que está a executar o pessulus não tiver acesso à fonte de configuração obrigatória, o ícone de cadeado não irá ser visível. Neste caso, todas as funcionalidades desactivadas apenas serão armazenadas na fonte de configuração do utilizador e poderão ser alteradas mais tarde utilizando outras ferramentas tais como o gconf-editor ou gconftool-2. Para mais informações sobre o GConf e fontes de configurações obrigatórias, consulte Secção 1.2.1 ― Bases de Configuração do GConf.

As subsecções seguintes irão apresentar uma breve descrição das definições que podem ser desactivadas em cada categoria.

Dependendo das aplicações que tiver instaladas, poderá ver menos categorias do que as descritas nesta secção.

10.3.2.1. Geral

Desactivar a linha de comando

Impedir o utilizador de aceder à consola ou especificar uma linha de comando a ser executada. Por exemplo, isto irá desactivar o acesso ao diálogo de painel "Executar Aplicação".

Desactivar a impressão

Impedir o utilizador de imprimir. Por exemplo, desactivaria o acesso ao diálogo "Imprimir" de todas as aplicações.

Desactivar a configuração de impressora

Impedir o utilizador de alterar as configurações da impressora. Por exemplo, desactivaria o acesso aos diálogos de "Configuração de Impressão" de todas as aplicações.

Desactivar a gravação em disco

Impedir o utilizador de gravar ficheiros em disco. Por exemplo, desactivaria o acesso aos diálogos "Gravar como" de todas as aplicações.

10.3.2.2. Painel

Trancar os painéis

Se verdadeiro, o painel não permitirá quaisquer alterações à configuração do painel. No entanto applets individuais poderão ter de ser trancadas separadamente. O painel terá de ser reiniciado para que esta alteração tenha efeito.

Desactivar a saída forçada

Se verdadeiro, o painel não permitirá que um utilizador force uma aplicação a terminar removendo o acesso ao botão de forçar a saída.

Desactivar o trancar de ecrã

Se verdadeiro, o painel não permitirá que um utilizador tranque o seu ecrã removendo o acesso de menu às entradas de trancar ecrã.

Desactivar o terminar sessão

Se verdadeiro, o painel não permitirá que um utilizador termine uma sessão removendo o acesso de menu às entradas de terminar sessão.

10.3.2.3. Navegador Web Epiphany

Desactivar o sair

Utilizador não possui permissões para fechar o Epiphany.

Desactivar URL arbitrário

Desactivar a possibilidade do utilizador introduzir um URL no Epiphany.

Desactivar a edição de marcadores

Desactivar a possibilidade do utilizador adicionar ou editar os seus marcadores.

Desactivar o histórico

Desactivar toda a informação de histórico desactivando o botão de retroceder e avançar, não permitindo o acesso ao diálogo de histórico e escondendo a lista de marcadores mais utilizados.

Desactivar controlo de cor javascript

Desactivar controlo JavaScript sobre a cor da janela.

Desactivar a edição da barra de ferramentas

Desactivar a possibilidade do utilizador editar as barras de ferramentas.

Forçar o modo de ecrã completo

Tranca o Epiphany em modo de ecrã completo.

Esconder a barra de menu

Por omissão, esconde a barra de menu. A barra de menu continua acessível utilizando F10.

Desactivar protocolos inseguros

Inactiva a leitura de conteúdo através de protocolos inseguros. Protocolos seguros são http e https.

10.3.2.4. Protector de Ecrã GNOME

Trancar ao activar

Definir como VERDADEIRO para trancar o ecrã quando o protector de ecrã se activar.

Allow log out

Definir como VERDADEIRO para disponibilizar uma opção no diálogo de destrancar para terminar sessão após uma espera. A Espera é definida na chave "logout_delay".

Permitir trocar de utilizador

Definir como VERDADEIRO para disponibilizar uma opção no diálogo de destrancar para alternar para outra conta de utilizador.