Reduzir a Utilização de Cor e Melhorar a Qualidade da Apresentação

A maioria dos computadores modernos suportam 24-bit de cores, isto é, 16.777.216 cores. No entanto, muitos utilizadores ainda utilizam sistemas que apenas suportam 8-bit de cores, isto é, 256 cores.

O Ambiente de Trabalho GNOME utiliza uma paleta de cores segura para web. Esta paleta é uma multi-usos com 216 cores, desenhada para optimizar a utilização de cores em sistemas que suportam 8-bit de cores. No entanto, alguns componentes visuais do Ambiente de Trabalho GNOME foram desenhados para sistemas que suportam 24-bit de cores.

Os seguintes problemas de visualização podem ocorrer em sistemas que suportem 8-bit de cores.

  • Janelas, ícones, e imagens de fundo poderão parecer granuladas. Muitos temas, imagens de fundo, e ícones utilizam cores que não constam na paleta segura para web. As cores que não constam nessa paleta são substituídas pelo equivalente mais semelhante ou uma aproximação. Esta utilização de cores de substituição causa a aparência granulada.
  • Aplicações que não utilizam a paleta de cores seguras para web têm menos cores disponíveis. Podem ocorrer erros nas cores. Algumas cores podem não ser visíveis no interface de utilizador da aplicação. Algumas aplicações poderão terminar em erro se a aplicação for incapaz de alocar cores.
  • Poderá ocorrer a intermitência de cores quando o utilizador alterna entre aplicações que utilizam a paleta de cores segura para web e aplicações que não utilizam esta paleta. As aplicações que não utilizam esta paleta poderão utilizar um mapa de cores personalizado. Quando este mapa é utilizado, outros componentes visuais poderão perder cores, e depois tornarem-se invisíveis.

As secções seguintes descrevem como optimizar a aparência do Ambiente de Trabalho GNOME para sistemas que apenas suportam 8-bit de cores.

9.4.1. Utilizar Opções de Tema que Utilizam a Paleta de Cores Segura para Web

Algumas opções de temas de moldura das janelas utilizam cores que constam na paleta de cores seguras para web. Bright e Esco utilizam cores desta paleta. Bright e Esco não têm a aparência granulada de outras opções de moldura de janelas em ecrãs com 8-bit de cores. Utilize o Bright ou o Esco para a melhor apresentação de cores nos modos visuais de 8-bit de cores.

Para informações sobre como alterar opções de temas, consulte Secção 9.2.1 ― Utilizar as Opções de Temas que Requerem Menos Recursos de CPU.

9.4.2. Reduzir a Utilização de Cores Desligando a Apresentação de Ícones em Menus

Alguns itens nos menus apresentam um ícone ao lado do item. Se o ícone contiver cores que não constam da paleta de cores seguras para web, esta funcionalidade pode aumentar o número de cores utilizadas.

Para informações sobre como desligar esta funcionalidade, consulte Secção 9.2.2 ― Reduzir a Utilização de CPU Desligando a Apresentação de Ícones nos Menus.

9.4.3. Reduzir a Utilização de Cores Desligando o Ecrã de Logotipo

Pode desligar o ecrã de logotipo para tornar disponíveis mais cores para o Ambiente de Trabalho GNOME e as suas aplicações.

Para informações sobre como desligar o ecrã de logotipo, consulte Secção 9.2.3 ― Reduzir a Utilização de CPU Desligando o Ecrã de Logotipo.

9.4.4. Reduzir a Utilização de Cores Utilizando uma Cor Sólida para o Fundo

Utilize uma cor sólida para o fundo da área de trabalho. A utilização de uma cor sólida reduz o número de cores utilizadas pelo Ambiente de Trabalho GNOME.

Para definir uma cor sólida como fundo, execute os seguintes comandos:

gconftool-2 \
--type string \
--set /desktop/gnome/background/picture_options none
gconftool-2 \
--type string \
--set /desktop/gnome/background/color_shading_type solid
gconftool-2 \
--type string \
--set /desktop/gnome/background/primary_color #hexadecimal-da-cor

Em alternativa, os utilizadores podem utilizar a ferramenta de preferências Fundo da Área de Trabalho para seleccionarem uma cor para o fundo.