Definir Preferências Gerais
As secções seguintes descrevem como definir valores obrigatórios ou por omissão para preferências gerais.
- 1.6.1. Definir as Preferências da Proxy HTTP
- 1.6.2. Definir Preferências do Gestor de Impressão
- 1.6.3. Definir o Número de Áreas de Trabalho
- 1.6.4. Definir Preferências de Acessibilidade de Teclado
- 1.6.5. Definir Preferências de Atalhos de Teclado
- 1.6.6. Definir Preferências de Painel e Objectos de Painel
1.6.1. Definir as Preferências da Proxy HTTP
Para definir preferências de proxy HTTP, tem de alterar os valores das chaves de preferências na localização /system/http_proxy/. Por exemplo, para definir um valor obrigatório para o endereço de proxy HTTP, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type string \
--set /system/http_proxy/host nome-proxy
Para definir um valor por omissão para o endereço de proxy HTTP, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
--type string \
--set /system/http_proxy/host nome-proxy
Pode também definir outras preferências relacionadas com a proxy HTTP. Para informações sobre outras preferências relacionadas com a proxy HTTP, consulte o ficheiro de definição de esquema system_http_proxy.schemas.
1.6.2. Definir Preferências do Gestor de Impressão
Para definir as preferências do gestor de impressão, deverá alterar os valores das chaves de preferências na localização /apps/gnome-print-manager. Por exemplo, se não desejar que os utilizadores visualizem os trabalhos de impressão dos outros utilizadores, defina um valor obrigatório da seguinte forma:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type bool \
--set /apps/gnome-print-manager/show_all_jobs false
Para definir um valor por omissão para esta preferência, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
--type bool \
--set /apps/gnome-print-manager/show_all_jobs false
Pode também definir outras preferências de gestão de impressão. Para informações sobre outras preferências relacionadas com a gestão de impressão, consulte o ficheiro de definição de esquema gnome-print-manager.schemas.
1.6.3. Definir o Número de Áreas de Trabalho
Para definir um número obrigatório de áreas de trabalho, utilize o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type int \
--set /apps/metacity/general/num_workspaces inteiro
Para definir um número por omissão de áreas de trabalho, utilize o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
--type int \
--set /apps/metacity/general/num_workspaces inteiro
Pode também definir outras preferências do seu gestor de janelas. Para informação sobre outras preferências do gestor de janelas, consulte o ficheiro de definição de esquema metacity.schemas.
1.6.4. Definir Preferências de Acessibilidade de Teclado
Para definir preferências de acessibilidade de teclado, deverá alterar os valores das chaves de preferências na localização /desktop/gnome/accessibility/keyboard. Por exemplo, se deseja definir um valor obrigatório para activar as funcionalidades de acessibilidade, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type bool \
--set /desktop/gnome/accessibility/keyboard/enable true
Para definir um valor por omissão para esta preferência, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
--type bool \
--set /desktop/gnome/accessibility/keyboard/enable false
Pode também definir outras preferências de acessibilidade de teclado. Para informações sobre outras preferências de acessibilidade de teclado, consulte o ficheiro de definição de esquema desktop_gnome_accessibility_keyboard.schemas.
1.6.5. Definir Preferências de Atalhos de Teclado
Para definir preferências de atalhos de teclado, deverá alterar os valores das chaves de preferências na localização /apps/metacity/global_keybindings. Por exemplo, poderá querer que os utilizadores apenas utilizem o atalho de teclado Alt+F3 para abrir o diálogo de Executar Aplicação. Para definir este valor obrigatório, execute o seguinte comando:
gconftool-2 --direct \
--config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.mandatory \
--type string \
--set /apps/metacity/global_keybindings/panel_run_dialog '<Alt>F3'
Pode também definir outras preferências de atalhos de teclado. Para informação sobre outras preferências de atalhos de teclado, consulte o ficheiro de definição de esquema metacity.schemas.
1.6.6. Definir Preferências de Painel e Objectos de Painel
O ficheiro panel-default-setup.entries especifica os seguintes detalhes dos painéis no Ambiente de Trabalho GNOME:
- Número de painéis.
- Tipos de painéis.
- Propriedades dos painéis.
- Conteúdo dos painéis.
A configuração de painéis individuais e de objectos de painel é uma tarefa complexa. Para configurar painéis individuais e objectos de painel, terá primeiro de compreender a estrutura do ficheiro panel-default-setup.entries. Para mais informação sobre o ficheiro panel-default-setup.entries, consulte a secção seguinte.
Para definir preferências de painéis individuais e objectos de painel, terá de definir os valores de várias preferências numa base de configuração. A forma mais simples de definir os valores de preferências de painel é utilizar o comando gconftool-2 com as opções --dump e --load. Para mais informação sobre como definir preferências de painéis e objectos de painel, consulte Secção 1.6.6.2 ― Definir Preferências De Painéis Individuais e Objectos de Painel.
1.6.6.1. Especificar Painéis Individuais e Objectos de Painel
O ficheiro panel-default-setup.entries contém secções que especificam painéis e o conteúdo de painéis. O ficheiro panel-default-setup.entries especifica valores de chaves de esquema. O ficheiro panel-default-setup.entries encontra-se no directório /etc/gconf/schemas.
O ficheiro panel-default-setup.entries encontra-se estruturado da seguinte forma:
-
Chaves que especificam a estrutura geral de painéis, applets, e outros objectos de painel no Ambiente de Trabalho GNOME. As seguintes chaves especificam o número de painéis, objectos de painel, e applets que surgem no Ambiente de Trabalho GNOME:
- /apps/panel/default_setup/general/toplevel_id_list
- /apps/panel/default_setup/general/object_id_list
- /apps/panel/default_setup/general/applet_id_list
As chaves também atribuem identificadores a cada painel, objecto de painel, e applet. Por exemplo, a seguinte amostra de panel-default-setup.entries especifica que é visível um painel no Ambiente de Trabalho GNOME:
<entry> <key>toplevel_id_list</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/general/toplevel_id_list</schema_key> <value> <list type="string"> <value> <string>bottom_panel</string> </value> </list> </value> </entry>
No ficheiro panel-default-setup.entries, o identificador bottom_panel identifica o painel inferior.
-
Chaves que especificam as propriedades dos painéis. As chaves de propriedades dos painéis estão estruturadas da seguinte forma:
/apps/panel/default_setup/toplevels/panel-name/panel-property-key
Por exemplo, a chave /apps/panel/default_setup/toplevels/bottom_panel/size especifica o tamanho do painel inferior.
-
Chaves que especificam os objectos de painel, as propriedades dos objectos de painel, e os painéis em que os objectos residem. Por exemplo, a seguinte amostra de panel-default-setup.entries especifica o objecto no lado esquerdo do painel inferior:
<entrylist base="/apps/panel/default_setup/objects/main_menu"> <entry> <key>object_type</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/object_type</schema_key> <value> <string>menu-object</string> </value> </entry> <entry> <key>toplevel_id</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/toplevel_id</schema_key> <value> <string>bottom_panel</string> </value> </entry> <entry> <key>position</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/position</schema_key> <value> <int>0</int> </value> </entry> <!-- Possibly more entry elements --> </entrylist>
-
Chaves que especificam as applets, as preferências das applets, e os painéis em que as applets residem. Por exemplo, a seguinte amostra de panel-default-setup.entries especifica a applet de Lista de Janelas, no painel inferior:
<entrylist base="/apps/panel/default_setup/applets/window_list"> <entry> <key>object_type</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/object_type</schema_key> <value> <string>bonobo-applet</string> </value> </entry> <entry> <key>toplevel_id</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/toplevel_id</schema_key> <value> <string>bottom_panel</string> </value> </entry> <entry> <key>position</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/position</schema_key> <value> <int>2</int> </value> </entry> <!-- Possibly more entry elements --> <entry> <key>bonobo_iid</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/bonobo_iid_type</schema_key> <value> <string>OAFIID:GNOME_WindowListApplet</string> </value> </entry> </entrylist>
O OAFIID é um identificador único de uma applet. Para saber o OAFIID de uma applet específica, consulte o ficheiro .server dessa applet no directório /usr/lib/bonobo/servers. Por exemplo, o seguinte excerto de GNOME_Wncklet_Factory.server indica o OAFIID da applet Lista de Janelas (Window List):
<oaf_server iid="OAFIID:GNOME_WindowListApplet" type="factory" location="OAFIID:GNOME_Wncklet_Factory">
1.6.6.2. Definir Preferências De Painéis Individuais e Objectos de Painel
Para definir as preferências de um painel e os seus objectos realize os seguintes passos:
-
Inicie uma sessão no GNOME, e configure os painéis da forma desejada.
-
Utilize a opção --dump com a ferramenta de linha de comando gconftool-2 para gerar um ficheiro que contenha a descrição XML da sua configuração do painel. A opção --dump gera uma lista que contém todas as chaves de preferências contidas num directório de repositório GConf por sí especificado.
Por exemplo, o seguinte comando cria uma descrição XML da configuração por omissão do painel num ficheiro denominado configuracao-meu-painel.entries:
gconftool-2 --dump /apps/panel > configuracao-meu-painel.entries
-
Abra o ficheiro configuracao-meu-painel.entries num editor de texto e altere o ficheiro conforme desejado.
Por exemplo, poderá desejar alterar a localização dos ficheiros que definem os iniciadores. De seguida apresenta-se um excerto de um ficheiro gerado com a opção --dump:
<entry> <key>objects/object_16/launcher_location</key> <schema_key>/schemas/apps/panel/objects/launcher_location</schema_key> <value> <string>hadjaha-00adce02f7.desktop</string> </value> </entry>
No exemplo acima, poderá desejar alterar a referência a hadjaha-00adce02f7.desktop para outro ficheiro de definição de iniciador que esteja disponível de forma global.
Quando gera uma configuração de painel com a opção --dump, as posições dos objectos de painel são posições absolutas. Poderá desejar alterar as posições dos objectos de painel de posições absolutas para posições relativas. O objecto mais à esquerda do painel tem um valor de position igual a 0. O objecto seguinte tem um position de 1, e em diante. Se desejar que as posições dos objectos sejam relativas em relação ao lado direito do painel, defina o valor da chave right_stick como true.
-
Utilize a opção --load com a ferramenta de linha de comando gconftool-2 para definir os valores da base de configuração por omissão para serem os valores constantes no ficheiro my-panel-setup.entries. Por exemplo, o seguinte comando define os valores das chaves na base de configuração por omissão como sendo o das respectivas chaves em my-panel-setup.entries:
gconftool-2 --direct \ --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \ --load my-panel-setup.entries