Alterar tipos MIME
Os ficheiros de origem XML instalados no directório <MIME>/packages pelas aplicações nunca deverão ser alterados manualmente. Em vez disso, deverá ser alterado o ficheiro Overrides.xml. Este tem precedência sobre todos os outros ficheiros XML instalados no mesmo directório packages. Caso seja o autor de uma aplicação, esta regra não se aplica. Deverá criar um novo ficheiro de origem XML e colocá-lo no directório <MIME>/packages apropriado (a sua Makefile tratará disto, claro).
Pode alterar a base de dados MIME para todos os utilizadores no sistema ou para um utilizador específico, dependendo da localização do ficheiro que alterar. Para alterar a base de dados para todos os utilizadores, altere o ficheiro Overrides.xml no directório $XDG_DATA_DIRS/mime/packages. Para alterar para apenas um utilizador específico, altere o ficheiro Overrides.xml no directório $XDG_DATA_HOME/mime/packages.
Após realizadas as alterações, terá sempre de executar a aplicação update-mime-database, indicando a localização do directório da base de dados MIME como primeiro parâmetro.
- 5.4.1. Adicionar ou Alterar Tipos MIME
- 5.4.2. Verificar as Alterações
- 5.4.3. Exemplo application/x-newtype
5.4.1. Adicionar ou Alterar Tipos MIME
Para adicionar um ou mais tipos MIME para todos os utilizadores:
- Crie ou altere um ficheiro de origem XML Overrides.xml existente, contendo as definições dos tipos MIME. Para mais informações, consulte Secção 5.3 ― Os ficheiros XML de origem.
- Coloque o ficheiro Overrides.xml no directório /usr/share/mime/packages.
-
Actualize a base de dados MIME executando update-mime-database com a conta de administrador.
update-mime-database /usr/share/mime
Para adicionar um ou mais tipos MIME para um utilizador específico, siga os mesmos passos, mas coloque o seu ficheiro Overrides.xml no directório ~/.local/share/mime/packages. Adicionalmente, execute o update-mime-database com ~/.local/share/mime/packages como primeiro parâmetro.
5.4.2. Verificar as Alterações
Após ter realizado uma alteração à base de dados MIME e actualizado o seu conteúdo, pode verificar que as alterações tomaram efeito utilizando a aplicação gnomevfs-info. Esta aplicação imprime o tipo MIME e outra informação útil sobre um ficheiro.
Executar o gnomevfs-info sobre um ficheiro SVG dá-lhe o resultado abaixo. Notará que a aplicação por omissão para este tipo MIME é eog.desktop; Iremos discutir as aplicações por omissão em Secção 5.5 ― Registar Aplicações para Tipos MIME.
$ gnomevfs-info mime-diagram.svg Nome : mime-diagram.svg Tipo : Normal Tipo MIME : image/svg+xml Apl. omissão : eog.desktop Tamanho : 14869 Blocos : 32 Tam. blocos I/O : 4096 Local : SIM SUID : NÃO SGID : NÃO Pegajoso : NÃO Permissões : 600644 Contagem Atalhos : 1 UID : 1000 GID : 100 Data de acesso : Qua Fev 22 18:24:47 2006 Data de alteração : Qua Fev 22 18:24:42 2006 Data de mudança : Qua Fev 22 18:24:42 2006 Nº dispositivo : 775 Nº Inode : 297252 Permite ler : SIM Permite escrever : SIM Executável : NÃO $
Secção 5.4.3 ― Exemplo application/x-newtype apresenta os passos necessários para criar um novo tipo MIME e depois verificar as alterações utilizando o gnomevfs-info.
5.4.3. Exemplo application/x-newtype
Para criar (ou sobrepor) um tipo MIME e verificar as alterações:
-
Crie um ficheiro novo, vazio, na sua pasta pessoal denominado testing.xyz.
-
Utilize o gnomevfs-info sobre o ficheiro para detectar o seu tipo MIME.O tipo MIME deste ficheiro deverá ser detectado como text/plain pois não existem padrões glob nem regras mágicas que façam equivalência1.
-
Crie (ou altere) o ficheiro Overrides.xml tal como descrito em Secção 5.4.1 ― Adicionar ou Alterar Tipos MIME com o conteúdo indicado em Exemplo 5-3.
-
Actualize a base de dados utilizando o update-mime-database.
-
Utilize o gnomevfs-info para verificar que a sua alteração tomou efeito. Deverá ver o tipo MIME do ficheiro testing.xyz detectado como application/x-newtype.
$ gnomevfs-info testing.xyz | grep MIME MIME type : application/x-newtype $
Quando nenhum padrão glob nem regra mágica equivale a um ficheiro, este é resolvido para o tipo MIME text/plain se contiver dados de texto ou application/octet-stream se contiver dados binários. Se o ficheiro estiver vazio, por omissão será text/plain.