Registar Aplicações para Tipos MIME
Registar aplicações para gerir tipos MIME é bastante simples. As aplicações são registadas criando-se uma chave MimeType no seu ficheiro de definição de iniciador .desktop com uma lista de cada tipo MIME separado por ponto-e-vírgula. A chave MimeType apenas deve ser utilizada em ficheiros .desktop cuja chave Type tenha o valor “Application”. Para mais informações sobre os ficheiros .desktop, consulte Secção 2.3 ― Ficheiros de Definição de Iniciador.
Apos criar ou alterar um ficheiro de definição de iniciador .desktop, tem de actualizar a base de dados de aplicações utilizando a aplicação update-desktop-database (muito semelhante à update-mime-database, excepto que não recebe um parâmetro). Isto irá criar um ficheiro mimeinfo.cache no subdirectório applications de cada directório em $XDG_DATA_HOME:$XDG_DATA_DIRS. O ficheiro de cache é necessário para que todos os ficheiros .desktop não tenham de ser analisados apenas por causa da chave MimeType, já que isto causa I/O de disco desnecessário.
Aplicações por omissão para utilizar com tipos MIME específicos devem ser especificadas num ficheiro denominado defaults.list. Este ficheiro localiza-se no subdirectório applications de cada directório em $XDG_DATA_HOME e $XDG_DATA_DIRS. O formato deste ficheiro consiste no tipo MIME, o símbolo = e o ID do Ficheiro de Iniciador (que é o nome do ficheiro de definição de iniciador). Exemplo 5-4 é um pequeno exemplo de um ficheiro defaults.list no directório ~/.local/share/applications de um utilizador.
[Default Applications] application/pdf=evince.desktop text/html=epiphany.desktop text/plain=gedit.desktop image/jpeg=eog.desktop image/png=eog.desktop text/xml=gedit.desktop
Como registar tipos MIME de aplicações é parte da especificação XDG de definição de iniciador, e não da especificação XDG de informação mime partilhada.