Substituição de Fonte

A biblioteca fontconfig realiza substituição de fontes quando fontes inteiras, ou caracteres individuais, não existem. Se o sistema necessita de apresentar uma fonte que não se encontra disponível, fontconfig tenta apresentar outra, semelhante. Por exemplo, se uma página web pedir a apresentação da fonte Verdana, e essa fonte não estiver instalada no sistema, fontconfig apresenta uma fonte semelhante, tal como a Helvetica. A lista de fontes semelhantes está definida no ficheiro /etc/fonts/fonts.conf.

Se o sistema necessitar de apresentar um caracter que não existe na fonte seleccionada, fontconfig tenta apresentar o caracter noutra fonte semelhante. Por exemplo, poderá seleccionar a Bitstream Vera Sans como sendo a fonte da aplicação Editor de Texto. A família de fontes Bitstream Vera não inclui caracteres Cirílicos. Caso abra um documento que contenha caracteres Cirílicos, o Editor de Texto utilizará uma fonte semelhante que inclua os caracteres Cirílicos.

A biblioteca fontconfig também define nomes alternativos (ou alcunhas) para fontes, por exemplo, serif, sans-serif, e monospace. Quando selecciona um dos nomes alternativos de uma fonte, o sistema utiliza a primeira fonte que estiver definida nesse nome alternativo em /etc/fonts/fonts.conf.