Notas de Lançamento do GNOME 2.24

1 Introdução

O GNOME 2.24 é a versão mais recente do GNOME, um ambiente de trabalho popular e multiplataforma. O foco do GNOME é facilidade de uso, estabilidade, e suporte de primeira classe a internacionalização e acessibilidade. Baseado em Software Livre e de Código Aberto, o GNOME fornece todas as ferramentas comuns que usuários de computador esperam de um ambiente de computação moderno (e-mail, groupware, navegação na Web, multimídia, jogos, gerenciamento de arquivos), assim como uma plataforma poderosa e flexível para desenvolvedores de software, tanto desktop como móvel.

Figura 1 ‒ GNOME 2.24

O GNOME é lançado a cada seis meses, com uma série de novos recursos, melhorias, traduções e correções, e o GNOME 2.24 dá continuidade a essa tradição. Para aprender mais sobre o GNOME e as qualidades que o distinguem de outros ambientes de trabalho (como usabilidade, acessibilidade, internacionalização e liberdade), visite a página Sobre o GNOME no nosso website.

Junte-se a nós hoje e veja quanta diferença você pode fazer!

O GNOME 2.24 inclui todas as melhorias do GNOME 2.22 e versões anteriores. Você pode conferir as mudanças que aconteceram no GNOME 2.22 nas suas notas de lançamento.

2 Novidades para usuários

O foco do GNOME nos usuários e na usabilidade continua na versão 2.24, com suas centenas de erros corrigidos e melhorias implementadas. O alto número de aprimoramentos torna impossível listarmos aqui cada alteração ou melhoria realizada, mas esperamos destacar algumas das características mais excitantes e visíveis desta versão do GNOME.

2.1 Mantenha contato

O GNOME 2.24 anuncia a inclusão de um cliente de mensagens instantâneas, baseado no framework de comunicações Telepathy.

Figura 2 ‒ Mensageiro instantâneo Empathy

O Empathy também tem suporte a conferências XMPP/SIP de áudio e vídeo, como nos dispositivos Nokia N800/N810 (o vídeo necessita do codec de H.263 para GStreamer). O Empathy faz um ótimo par com o Ekiga, o cliente SIP de áudio e vídeo do GNOME (veja a Seção 2.3 ― Ekiga 3.0).

O Telepathy fornece um framework comum para aplicativos terem acesso a recursos de mensagens instantâneas. Ele pode usar vários protocolos comuns, como Jabber/XMPP, Google Talk, MSN Messenger e Rendezvous/Bonjour.

Qualquer aplicativo é capaz de utilizar a sessão de mensagens instantâneas. Assim como o cliente Empathy, o GNOME 2.24 dispõe de bibliotecas que permitem aos desenvolvedores adicionar informações de status e presença, transferir arquivos, ou configurar soquetes (conhecidos como Tubos) para colaboração e jogos pela Internet. Veja a Seção 4.4 ― Bibliotecas de mensagens instantâneas para mais informações sobre como usar essa tecnologia em seu aplicativo.

2.2 Controle melhor o seu tempo

Para muitos profissionais, é crucial manter um controle sobre quanto tempo eles gastam com cada projeto e cada cliente. Todos têm seus próprios sistemas para isso, desde manter um diário até simplesmente adivinhar. Isto é incrivelmente entediante. Hoje em dia, quase tudo o que você faz envolve o computador de alguma forma, então o GNOME incorporou um miniaplicativo para você controlar facilmente o seu tempo.

Figura 3 ‒ Crie sua tarefa rapidamente

O painel mostra em qual tarefa você está trabalhando, e por quanto tempo. Clicar no botão permite que você mude de atividade e veja em quais atividades você trabalhou hoje. Se você quiser, o temporizador pode parar quando seu computador estiver inativo.

As atividades podem ser agrupadas da forma que você escolher, seja por tipo de atividade, por nome do cliente ou por antipatia. Você também pode ver e editar o registro de atividades, inserir atividades omitidas e gerar gráficos diários, semanais e mensais para ver onde você está gastando mais tempo.

2.3 Ekiga 3.0

O Ekiga é um cliente completo de áudio- e vídeo-conferência SIP para o GNOME. No GNOME 2.24, estamos orgulhosos em anunciar o lançamento do Ekiga 3.0.

Figura 4 ‒ Ekiga 3.0

O Ekiga 3.0 apresenta uma nova interface, centrada na agenda telefônica e na presença dos contatos. Além disso, incorpa suporte a presença em SIP, monitoramento de linha PBX, melhor suporte a codecs de vídeo (H.264, H.263+, MPEG-4 e Theora), aceleração de vídeo, tela cheia opcional, e muitas melhorias relativas ao SIP para um suporte robusto a conferências.

2.4 Gerenciamento de arquivos

Além da visão de ícones e da de lista, o GNOME 2.24 oferece agora a visão em lista compacta, popular em diversos ambientes de trabalho. Escolha a visão selecionando-a no menu Ver ▸ Compacta, ou pelo atalho de teclado Control+3.

Figura 5 ‒ As três visões de arquivos: ícones, lista e compacta

Assim como nas visões de ícones e de lista, o tamanho dos ícones pode ser alterado na visão compacta usando as opções de zoom no menu Ver.

O modo navegador do gerenciador de arquivos agora tem suporte a abas, de forma que você pode alternar rapidamente entre diretórios dentro de uma mesma janela do navegador.

Figura 6 ‒ Suporte a abas no navegador

Os sistemas de arquivos modernos de hoje em dia são capazes de incluir quase qualquer caractere num nome de arquivo. Infelizmente, esse não é o caso do sistema de arquivos FAT, que é muito comum em drives USB e reprodutores portáteis de música, mas é incapaz de usar uma série de caracteres especiais em nomes de arquivo. Quando você copia arquivos, o GNOME 2.24 detecta se os nomes de arquivo contêm caracteres sem suporte no sistema de arquivos, e os converte para "_" sem que você precise perder tempo renomeando o arquivo manualmente.

O completamento automático (com Tab) de nomes de arquivo também foi melhorado no GNOME 2.24. Agora o completamento dos nomes de arquivos na barra de localização, ao apertar a tecla Tab, está mais rápido e mais intuitivo. Também é possível completar qualquer parte do caminho, e a interface dá mais retorno nos casos em que não houver outras correspondências disponíveis.

2.5 Faça mais com o Deskbar

No GNOME 2.24 o Deskbar traz diversos plug-ins novos e excitantes: uma calculadora, sugestões do Google Search (e pesquisa de código), Yahoo! e Wikipédia, e atualizações do Twitter e identi.ca.

Figura 7 ‒ Deskbar

Outra novidade é a capacidade de baixar e instalar novos plug-ins diretamente do repositório do Deskbar na Web.

2.6 Novos controles de resolução de tela

Mais e mais computadores, especialmente laptops, estão ganhando suporte a múltiplos monitores (multihead). Os usuários precisam estar prontos para conectar um segundo monitor, tanto como um clone (ex.: um projetor para fazer apresentações) quanto como uma extensão da área de trabalho.

O GNOME 2.24 atualizou seus controles de resolução de tela para tornar isso possível. Com a nova especificação XRandR 1.2 da X.Org, a ferramenta de preferências permite que os usuários configurem facilmente monitores individuais em várias formas. Os monitores são nomeados, e seus nomes aparecem no canto superior esquerdo da tela para facilitar a identificação.

Figura 8 ‒ Novos controles de resolução de tela

As mudanças são aplicadas imediatamente. Não é necessário reiniciar o GNOME.

Compatibilidade de drivers com XRandR 1.2

Atualmente alguns drivers de vídeo para X.Org não têm suporte a XRandR 1.2, e portanto não poderão tirar vantagem desses recursos. Um exemplo é o driver proprietário da nVidia para o X.

2.7 Novo suporte a temas de sons

Os temas de sons no GNOME agora são controlados pela libcanberra, que implementa a Especificação de Nomeação e Temas de Sons do Freedesktop.org. Agora os temas de sons podem ser instalados, da mesma forma que os temas de ícones. Usar a libcanberra também significa que os sons de alerta de um aplicativo estão menos propensos a interferir com seu reprodutor de música ou de vídeo, então você pode deixar aqueles sons de alerta importantes ligados enquanto assiste a um filme em tela cheia.

Figura 9 ‒ Suporte a tema de sons

2.8 Melhorias em TV Digital

Movido pelo framework multimídia GStreamer, o GNOME 2.22 introduziu capacidades de televisão digital (DVB) em seu Reprodutor de Filmes. Determinados a tornar as coisas ainda melhores, os desenvolvedores trabalharam para melhorar esse suporte, adicionando suporte a múltiplos sintonizadores DVB (múltiplos canais ao mesmo tempo) e um melhor diagnóstico de problemas.

Eles também trabalharam para melhorar o suporte "de fábrica" (configuração zero) para a maioria dos controles remotos por infravermelho (usando o framework LIRC). Agora ficou ainda mais fácil relaxar, em vez de escrever aquele relatório importante!

Também despontando no GNOME 2.24, suporte a vídeos do YouTube em alta resolução e suporte a legendas de texto remotas (não locais).

2.9 Muito mais beleza

O GNOME quer dar ao seu computador uma boa aparência, e é por isso que nós trabalhamos duro em nossos temas e artes. Para o GNOME 2.24 nós fizemos uma competição para reunir alguns dos mais intrigantes planos de fundo (papéis de parede) produzidos por nossos colaboradores, e agora estamos compartilhando nossos favoritos com todo o mundo.

Figura 10 ‒ Planos de fundo atraentes

3 Novidades em acessibilidade

O GNOME tem uma paixão por disponibilizar software para todos, incluindo usuários e desenvolvedores com limitações que possam dificultar o uso do computador. Para ajudar, o GNOME criou o Projeto de Acessibilidade do GNOME e um framework de acessibilidade que hoje é um padrão em ambientes de trabalho livres.

O GNOME 2.24 continua a incrementar suas credenciais em acessibilidade com várias melhorias.

3.1 Melhor navegação com o teclado

Desde o GNOME 2.0 é possível focar o Painel do GNOME com as teclas Control+Alt+Tab. Um usuário pode então usar a tecla Alt para mover o foco entre os itens do painel, com exceção dos ícones de notificação.

A partir do GNOME 2.24 é possível navegar com o teclado até os ícones de notificação.

A navegação com o teclado também melhorou no gerenciador de arquivos. A seleção de arquivos com o teclado agora é linear, em vez de retangular.

3.2 Melhor acessibilidade do mouse

O GNOME 2.22 introduziu recursos especiais de acessibilidade para o controle do mouse. Esses recursos se tornaram ainda melhores no GNOME 2.24:

  • A acessibilidade do mouse agora funciona em sistemas com múltiplas telas;
  • O clique de permanência ("dwelling") agora pode ser habilitado mantendo-se o ponteiro sobre uma área especial do miniaplicativo Clique de permanência; e
  • Os gestos agora são desenhados na tela.

3.3 Melhor leitura da tela

O GNOME e seus parceiros trabalharam duro para melhorar a acessibilidade e o suporte à leitura de tela tanto no GNOME 2.24 quanto em vários aplicativos desenvolvidos por terceiros.

O suporte a texto-para-fala e dispositivos Braille melhorou em muito para aplicativos Java, OpenOffice.org, Mozilla Thunderbird, Pidgin, o navegador da ajuda do GNOME, e o Painel do GNOME. Além disso, quando os usuários alternam para um aplicativo, eles agora são notificados da presença de diálogos sem foco.

Também houve muito trabalho em integrar a tecnologia de leitura de tela do GNOME com navegadores da Web habilitados em ARIA, começando pelo Mozilla Firefox.

Outras novidades são a seleção automática de voz sintetizada com base no idioma do sistema, suporte a links verbalizados, eco por frase, e mensagens de tutorial opcionais.

4 Novidades para desenvolvedores

As seguintes mudanças são importantes para desenvolvedores que usam a plataforma de desenvolvimento GNOME 2.24. Se você não estiver interessado em mudanças para desenvolvedores, pode pular para a Seção 5 ― Novidades em mobilidade.

4.1 Preparativos para o GLib/GTK+ 3.0

Para começar a preparar os desenvolvedores para o GLib e o GTK+ 3.0, as próximas versões dessas bibliotecas incluirão sinalizadores ("flags") para impor uma compatibilidade mais rígida.

O GLib, o GTK+ e o ATK 3.0 necessitarão que apenas cabeçalhos de primeiro nível (por exemplo, glib.h, gobject.h, gio.h) sejam incluídos nos aplicativos. Essa alteração é importante para permitir que cabeçalhos individuais sejam removidos, renomeados ou rearranjados sem afetar a compatibilidade do código fonte com os aplicativos.

Para permitir que os desenvolvedores testem agora a compatibilidade de seus aplicativos, foram fornecidas novas opções de compilação: G_DISABLE_SINGLE_INCLUDES para o GLib, GTK_DISABLE_SINGLE_INCLUDES para o GTK+, e ATK_DISABLE_SINGLE_INCLUDES para o ATK.

Basta passar essas opções como sinalizadores ("flags") ao compilar seus aplicativos (por exemplo, -DG_DISABLE_SINGLE_INCLUDES) para garantir que seu aplicativo esteja correto.

Mais testes de compatibilidade

O GLib, o GTK+ e as bibliotecas associadas também fornecem outras opções de compilação que você pode usar para testar a compatibilidade com o GTK+ 3.0.

Você pode desabilitar o suporte a símbolos e classes obsoletos que serão removidos na versão 3.0 definindo as seguintes opções ao compilar: ATK_DISABLE_DEPRECATED, PANGO_DISABLE_DEPRECATED, G_DISABLE_DEPRECATED, GDK_PIXBUF_DISABLE_DEPRECATED, GDK_DISABLE_DEPRECATED e GTK_DISABLE_DEPRECATED; respectivamente para ATK, Pango, GLib, GdkPixbuf, GDK e GTK+.

Você pode testar se seus programas usam apenas funções com suporte adequado a sistemas "multihead" (com múltiplos monitores) definindo GDK_MULTIHEAD_SAFE e GTK_MULTIHEAD_SAFE.

4.2 GLib 2.18

O GNOME 2.24 é a primeira versão do GNOME a depender do GLib 2.18.

O GLib 2.18 apresenta melhor suporte a contextos na tradução de strings com as macros C_() e NC_(), além de mais API para o GIO.

Uma lista completa dos novos símbolos está disponível para o GLib e o GIO.

4.3 GTK+ 2.14

O GNOME 2.24 é a primeira versão do GNOME a depender do GTK+ 2.14.

Uma importante alteração nessa novidade do GTK+ é que todos os widgets (componentes) que herdam GtkAdjustment, como botões de seletores numéricos ("spinbuttons") e controles deslizantes ("sliders"), agora impõem suas faixas na forma [menor, menor - tamanho da página], como está na documentação. Se você quiser garantir uma faixa de [menor, maior], defina page_size para 0.

Glade e GTK+ 2.14

Todas as versões do Glade (incluindo 3.4.1) atualmente criam GtkSpinButton, GtkHScale e GtkVScale com um page_size de 10 por padrão. Os desenvolvedores devem verificar quaisquer arquivos Glade que eles tenham criado para garantir que o tamanho da página seja um valor adequado.

Uma nova classe, GtkMountOperation, foi criada para ser usada com o g_volume_mount. GtkMountOperation é uma GMountOperation capaz de exibir se necessário um diálogo de autenticação para o usuário.

Agora é possível abrir arquivos e outros URIs com o aplicativo padrão usando a função gtk_show_uri(), ao invés de depender do libgnome. E o GDK agora fornece o GdkAppLaunchContext, uma implementação do GAppLaunchContext para aplicativos gráficos, incluindo a notificação de inicialização e a prevenção de roubo de foco.

Outra novidade do GTK+ 2.14 é uma API para o GtkFileChooser baseada no GFile, e a capacidade do GtkBuilder de construir fragmentos de uma árvore XML.

Uma lista completa de novos símbolos está disponível para o GTK+ e o GDK.

4.4 Bibliotecas de mensagens instantâneas

Junto ao novo cliente de mensagens instantâneas (veja a Seção 2.1 ― Mantenha contato), o GNOME 2.24 inclui as bibliotecas libempathy, libempathy-gtk e telepathy-glib, que podem ser usadas para integrar recursos de mensagens instantâneas em qualquer aplicativo do GNOME.

4.5 Deskbar

A interface Match agora inclui dois novos métodos: set_snippet e get_snippet. Se um trecho for definido, será exibido em uma nova linha abaixo do valor get_verb da ocorrência.

A interface Action ganhou o método get_tooltip. Ignorar esse método permite que uma dica seja mostrada quando o usuário passar o mouse sobre uma ocorrência ou ação.

5 Novidades em mobilidade

O GNOME 2.24 é a primeira versão da plataforma de desenvolvimento do GNOME Mobile. O GNOME Mobile reúne componentes padrão do ambiente de trabalho para fornecer uma plataforma de base sobre a qual distribuições e fabricantes de aparelhos possam criar ambientes de programação poderosos.

O GNOME Mobile é o coração tecnológico da plataforma de vários dispositivos móveis baseados em Linux, como o Maemo, o ACCESS, o LiMo, o Ubuntu Mobile, o Moblin e o Poky.

O conjunto inicial do GNOME Mobile consiste em:

  • Infraestrutura principal

    • GLib — fornece os blocos fundamentais para a construção de bibliotecas e aplicativos portáveis escritos em C. Fornece o sistema de objetos fundamental do GNOME, a implementação do loop (laço) principal, e um grande conjunto de funções utilitárias para strings e estruturas de dados comuns.
    • DBus — um sistema de barramento de mensagens que fornece um modo simples para os aplicativos conversarem entre si, e que coordena ciclos de vida de processos.
  • Infraestrutura do sistema

    • BlueZ — uma pilha Bluetooth completa e em conformidade com os padrões, e que inclui vários utilitários gráficos para o GNOME;
    • Evolution Data Server (versão DBus) — gerencia o acesso à agenda, às tarefas e aos catálogos de endereços do usuário, tanto localmente quanto através de vários protocolos de rede populares;
    • Telepathy — um framework unificado que fornece mensagens instantâneas, voz e vídeo sobre IP (VoIP) e soquetes ponto-a-ponto (tubos) para aplicativos de usuário;
    • Avahi — pilha de DNS multicast que fornece descobrimento de serviços zeroconf na rede local;
    • GStreamer — framework de multimídia que atende tanto a casos simples, como reprodução e streaming de áudio e vídeo, quanto a casos complexos, como captura, mixagem e edição não linear;
    • SQLite — banco de dados SQL transacional simples e de alto desempenho que pode ser facilmente incorporado a aplicativos;
    • GConf — habilita o armazenamento e a recuperação das configurações dos aplicativos;
    • Matchbox — um gerenciador de janelas para ambientes não X11, como dispositivos móveis ou qualquer aparelho em que a resolução da tela, os mecanismos de entrada ou os recursos do sistema sejam limitados;
    • gio e GVFS — fornecem uma API de sistema de arquivos virtual com suporte a uma ampla gama de serviços, incluindo FTP, SFTP (SSH), WebDAV, NFS e SMB/CIFS.
  • Inferface de usuário

    • GTK+ — um conjunto de ferramentas multiplataforma para a criação de interfaces gráficas de usuário, com uma API fácil de usar.
    • Pango — fornece serviços ao GTK+ para disposição e renderização de texto, com ênfase em internacionalização.
    • ATK — garante que acessibilidade básica esteja disponível para todos os widgets (componentes) GTK+, permitindo às ferramentas de acessibilidade total acesso para ver e controlar aplicativos.
    • Cairo — uma biblioteca de gráficos vetoriais 2D projetada para produzir saída consistente em todas as mídias, aproveitando aceleração de hardware quando disponível. Sua API é semelhante à do PostScript.
  • "Bindings" de linguagens

    Todas as bibliotecas da plataforma GNOME Mobile estão disponíveis através de API nativas em C, ou através de "bindings" (associações, vinculações) de alta qualidade. Essas "bindings" expõem todo o poder das bibliotecas de uma forma familiar aos desenvolvedores de outras linguagens de programação de alto nível. O GNOME Mobile tem suporte completo às seguintes linguagens de programação:

    • C
    • C++
    • Python

O GNOME se compromete a dar suporte a essas plataformas, e disponibilizará máquinas virtuais para download e teste, com imagens de distribuições baseadas no GNOME Mobile 2.24, como Poky, Moblin e Ubuntu Mobile, para permitir que os desenvolvedores experimentem a plataforma e tragam seus aplicativos.

6 Internacionalização

Graças aos membros do Projeto de Tradução do GNOME, o GNOME 2.24 está disponível em 45 idiomas (com no mínimo 80% de tradução), muitos dos quais contam ainda com manuais de usuário e administrador traduzidos.

O GNOME está traduzido para os seguintes idiomas:

  • Albanês
  • Alemão
  • Basco
  • Bengali (Índia)
  • Búlgaro
  • Catalão
  • Checo
  • Chinês (China)
  • Chinês (Hong Kong)
  • Chinês (Taiwan)
  • Coreano
  • Dinamarquês
  • Dzonga
  • Eslavo
  • Espanhol
  • Estoniano
  • Finlandês
  • Francês
  • Galego
  • Grego
  • Guzerate
  • Hebraico
  • Holandês
  • Húngaro
  • Inglês (EUA, Inglaterra, Canadá)
  • Italiano
  • Japonês
  • Lituano
  • Macedônio
  • Malaio
  • Marata
  • Norueguês bokmål
  • Panjabi
  • Polonês
  • Português
  • Português (Brasil)
  • Russo
  • Sueco
  • Sérvio (alfabetos cirílico e latino)
  • Tailandês
  • Turco
  • Tâmil
  • Ucraniano
  • Vietnamita
  • Árabe

O GNOME tem ainda suporte parcial a muitos outros idiomas, com a tradução de mais da metade das mensagens.

Traduzir um conjunto de softwares tão grande quanto o GNOME em um novo idioma pode ser uma tarefa gigantesca mesmo para a mais dedicada equipe de tradução. Nesta versão, seis equipes fizeram um esforço hercúleo e aumentaram o grau de suas traduções em mais de 10%. Parabéns às equipes de tradução para canarês, maithili, marata, pachto, croata e tâmil pelo seu árduo esforço.

Estatísticas detalhadas e mais informações podem ser encontradas no site de status da tradução.

7 Instalando o GNOME

Você pode experimentar o GNOME 2.24 através do LiveCD, que contém todo o software incluído no GNOME 2.24 em um único CD. Você pode fazer o download dele através do site BitTorrent do GNOME.

Para instalar ou atualizar sua máquina para o GNOME 2.24, nós recomendamos que você instale os pacotes oficiais da sua distribuição. Distribuições populares trarão o GNOME 2.24 muito em breve, e algumas delas já possuem versões em desenvolvimento já com o GNOME 2.24. Você pode obter uma lista das distribuições que vêm com o GNOME, ou descobrir quais versões do GNOME elas trazem na nossa página Get Footware.

Se você for corajoso e paciente, e quiser compilar o GNOME a partir do código fonte, nós recomendamos que use uma de nossas ferramentas de compilação. O GARNOME compila o GNOME a partir de versões lançadas. Você precisa do GARNOME 2.24 para compilar o GNOME 2.24. Também existe o jhbuild, que foi construído para quem quer compilar o GNOME diretamente a partir do SVN. Para compilar o GNOME 2.24 com o jhbuild, use o módulo gnome-2.24.

Embora seja possível compilar o GNOME diretamente das versões lançadas, nós recomendamos fortemente o uso de uma das ferramentas de compilação citadas acima.

8 O que vem aí no GNOME 2.26

O desenvolvimento não pára no GNOME 2.24. O trabalho em torno do GNOME 2.26 já começou, e ele será lançado exatamente seis meses depois do 2.24.

O Roadmap do GNOME detalha os planos dos desenvolvedores para o próximo ciclo de lançamento, e o calendário para o GNOME 2.26 aparecerá em breve.

9 Créditos

Essas notas de lançamento foram compiladas por Davyd Madeley com uma ampla ajuda da comunidade GNOME. A tradução para o português do Brasil foi feita pela Equipe Brasileira de Tradução do GNOME. Em nome da comunidade, nós damos nosso muito obrigado aos desenvolvedores e colaboradores que tornaram possível este lançamento do GNOME.

Este trabalho pode ser voluntariamente traduzido em qualquer idioma. Se você deseja traduzi-lo para outro idioma, entre em contato com o Projeto de Tradução do GNOME.