Introdução

O ambiente GNOME e muitos aplicativos usam o GConf para armazenar preferências de usuário e dados de configuração do sistema. O GConf fornece um local centralizado de armazenamento para preferências, simplificando o gerenciamento de configurações para usuários e administradores de sistema. Mais informações sobre o GConf podem ser encontradas no Guia do Administrador de Sistemas do GNOME.

O Editor de Configurações permite que os usuários modifiquem suas preferências para todo o ambiente do GNOME e qualquer aplicativo que use o GConf. Além disso, administradores do sistema podem usar o Editor de Configurações para definir configurações padrão e obrigatórias que afetarão todos usuários.

As preferências são armazenadas no GConf em uma hierarquia de chaves. Cada chave tem um valor associado especificando sua definição para aquela preferência. Por exemplo, a chave /apps/glines/preferences/ball_theme armazena qual tema você usa no jogo Cinco ou Mais.

O Editor de Configurações permite que você modifique suas fontes de configurações diretamente. Se você não for um usuário experiente, não use o Editor de Configurações para definir preferências para o ambiente GNOME. Ao invés disso, use as ferramentas de preferências do ambiente GNOME. Para informações sobre como usar as ferramentas de preferências, veja a última versão do Guia do Usuário do GNOME para sua plataforma.