Preferências

A janela de preferências permite que você controle:

  • Qual unidade de CD o Sound Juicer usa, se você tem mais de uma unidade óptica;
  • Se ejeta ou não o CD quando o Sound Juicer terminar de extrair;
  • Se abre ou não a pasta de músicas quando o Sound Juicer terminar de extrair;
  • Onde os arquivos de áudio extraídos são colocados em seu computador;
  • Qual organização será utilizada para a hierarquia de pastas na pasta de músicas;
  • Qual formato será utilizado para o nome das faixas dos arquivos de áudio extraídos; e
  • Qual formato de arquivo e CODEC serão utilizados para os arquivos de áudio extraídos.

5.1 Selecionando uma unidade de CD

Se você tiver muitas unidades de CD em seu computador, a lista suspensa Unidade de CD da seção Dispositivo, permite que você selecione qual unidade óptica usar. A caixa de seleção Ejetar ao terminar e Abrir pasta de músicas ao terminar permite tanto que você controle se o Sound Juicer ejetará o CD da unidade óptica, quanto se deve abrir a pasta com as músicas, respectivamente, quando terminar de extrair os arquivos de áudio.

5.2 Nomeando arquivos de áudio

A lista suspensa da seção Pasta de músicas permite que você selecione qual pasta armazenará seus arquivos de áudio. Selecione uma das pastas da lista ou escolha Outra para selecionar uma outra pasta com o seletor de arquivos. Por padrão, os arquivos são colocados na pasta Músicas em sua pasta pessoal.

A seção Nomes das faixas permite que você controle como os arquivos e pastas serão nomeados. O Sound Juicer pode armazenar arquivos de áudio em pastas separadas, ajudando você a manter sua música organizada. Você pode escolher como estas pastas serão criadas e nomeadas usando a lista suspensa Hierarquia das pastas. Por padrão, o Sound Juicer cria uma pasta para o artista do álbum e uma subpasta para o álbum.

Use a lista suspensa Nome do arquivo para selecionar como os arquivos de áudio serão nomeados. Por padrão, o Sound Juicer usa o número da faixa seguido por um hífen e pelo título da faixa.

Selecione a caixa Descartar caracteres especiais para fazer o Sound Juicer remover ou substituir caracteres tais como espaços e pontuação nos nomes do arquivo. Isso é útil se você planejar colocar os arquivos de áudio em um dispositivo portátil ou em um outro computador que tenha mais limitações sobre nomes de arquivos.

Mesmo quando o Descartar caracteres especiais não é selecionado, o Sound Juicer removerá o caractere / dos nomes de arquivo. Este caractere não pode ser usado em nenhum nome de arquivo no UNIX, Linux ou em sistemas similares.

At the bottom of the Track Names section, an example path is shown. This lets you know what a file name might look like and where it is placed, according to your settings for Folder hierarchy, File name, and Strip special characters.

5.3 Selecionando um formato

Você pode selecionar que formato de arquivo de áudio o Sound Juicer usará para armazenar suas faixas em seu computador. Há um número de formatos disponíveis, cada um com suas próprias vantagens. Os formatos disponíveis em seu computador podem variar, mas as seguintes escolhas estão normalmente disponíveis:

Qualidade de CD, com perdas (multimídia Ogg)

Esta opção é selecionada por padrão. Ogg Vorbis, como outros formatos com perdas de áudio (tais como MP3 e AAC), descarta algumas informações dos dados de áudio originais. Embora o arquivo de áudio não seja um réplica perfeita do áudio do CD, as diferenças são muitas vezes indistinguíveis pela maioria dos ouvintes. Em conseqüência, os formatos com perdas tendem a ter tamanhos de arquivos muito pequenos.

O formato de Ogg Vorbis é o formato padrão com perdas usado no Sound Juicer. Ogg Vorbis é um formato livre, desenvolvido pela Fundação Xiph.Org, que tende a produzir arquivos de tamanhos menores e áudio de melhor qualidade que muitos outros formatos com perdas. Mesmo que ele não seja tão difundido quanto o antigo formato MP3, a maioria dos softwares de música podem reproduzir os arquivos de Ogg Vorbis e muitos reprodutores de mídia (tocadores) oferecem suporte nativamente.

Xiph.Org mantém listas de aplicativos reprodutores, reprodutores de mídia portáteis, e reprodutores de mídia estáticos com suporte a Ogg Vorbis.

Qualidade de CD, sem perdas (FLAC audio)

O formato de áudio FLAC é um formato sem perdas. Nenhum dado de áudio é perdido ao se converter para FLAC, mesmo que ele comprima arquivos de áudio em até 70%. FLAC e outros formatos sem perdas são populares nos casos em que a alta fidelidade de áudio é necessária, mas os arquivos necessitam ser comprimidos para preservar espaço em disco e tempo de transferência em rede.

Qualidade de CD, AAC (áudio MPEG-4)

O formato de áudio AAC (sigla para Advanced Audio Coding) é um formato com perdas padronizado. Ele é sucessor ao formato MP3 e alcança uma qualidade melhor que o formato MP3. Muitos softwares de reprodução e tocadores multimídia possuem suporte ao formato AAC.

Voz, sem perdas (áudio WAV)

O perfil de saída de voz produz os arquivos de áudio mono de baixa qualidade. Você pode selecionar este modo para palestras, livros em fitas e outros CDs com textos falados, onde a perda na qualidade do áudio é menos importante.

MP3

O formato de áudio MP3 é um formato com perdas. Ele é largamente suportado e popular, especialmente devido ao seu uso por reprodutores de mídia portáteis.

Você pode clicar no botão Editar Perfis para editar os formatos de áudio disponíveis. A janela de diálogo do editor de perfil fornece acesso direto à conversão de áudio. Os perfis são definidos com base nas filas de processamento do GStreamer. O Sound Juicer e outros aplicativos multimídia utilizam como base a biblioteca multimídia GStreamer. Uma explicação completa sobre os perfis de áudio está fora do escopo deste documento.