Criando chaves SSH

Secure Shell (SSH) é uma forma de acessar um computador remoto para executar comandos naquela máquina. Chaves SSH são usadas em sistemas de autenticação baseados em chaves, como uma alternativa a um sistema de autenticação de senhas padrão. Com autenticação baseada em chaves não há necessidade de digitar manualmente uma senha para autenticar.

Chaves SSH são feitas de duas chaves: uma chave privada, que precisa ser mantida em segredo, e uma chave pública que pode ser enviada para qualquer computador que você precise acessar.

Para criar uma chave SSH:

  1. Escolha Arquivo ▸ Novo...

  2. Selecione Chave de SSH e clique Continuar

  3. Insira uma descrição do para que a chave é utilizada. Você pode usar seu endereço de e-mail ou qualquer outro lembrete. Você também pode especificar opções avançadas para a chave: veja abaixo.

  4. Clique Apenas criar chave para criar a nova chave, ou Criar e configurar para criar a chave e configurar outro computador para usá-la para autenticação.

  5. A janela Frase secreta para nova chave de SSH abrirá. Digite a frase secreta duas vezes para sua nova chave.

    Use práticas similares para gerar uma senha forte quando estiver escolhendo uma frase secreta. A principal diferença entre uma senha e uma frase secreta é que, em uma frase secreta, espaços são válidos como caracteres.

4.1. Opções avançadas

Expanda a seção Opções avançadas de chave para especificar as seguintes opções para a nova chave:

Tipo de criptografia

Este campo especifica os algoritmos de criptografia usados para gerar sua chave.

RSA

Use o algoritmo de Rivest-ShamirAdleman (RSA) para criar a chave SSH. Essa é a escolha mais segura e preferida.

DSA

Use o algoritmo de assinatura digital (DSA) para criar a chave SSH.

Força da chave (bits)

Este é o comprimento da chave em bits. Quanto maior a chave, mais segura ela será, desde que uma frase secreta forte seja usada. Reciprocamente, executando qualquer operação com uma chave maior precisará mais tempo do que precisaria com uma chave menor. Valores aceitáveis estão entre 1024 e 4096 bits. Pelo menos 2048 bits é recomendado.